quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Novo Ciclo de Vida


Há já tanto tempo que não actualizo o blog que até me esquecia que ele existe.
Mas para tudo há uma razão. E o motivo desta minha ausência é o facto de eu ter recebido em Maio passado a confirmação quase absoluta que a minha empresa iria fechar o escritório em Lisboa e passar todos os negócios a distribuidores.
Pois tal notícia desabou sobre mim como uma bomba ... uma bomba que por algum tempo destruiu o meu conforto, comodismo, bem-estar, rotina, boa vida e até alguma alegria que me custaram muito a recuperar, pelo menos em parte. Não estava à espera. Não imaginava que tal podesse acontecer nos tempos mais próximos, principalmente porque a empresa vai de vento em popa, mesmo com esta crise. Mas Espanha decidiu e não há volta a dar. Alguém de voto na matéria deve ter tido uma bela dor de barriga numa manhã cinzenta e como tal para aliviar esse mau estar, decidiu que o melhor seria fechar o escritório em Lisboa! Talvez essa decisão até traga muitas mais dores de barriga, de estômago, cabeça e até sensações de sufoco e dentro de algum tempo prefira voltar com essa decisão atrás mas entretanto já estragou a vida a pelo menos 2 pessoas que precisavam deste emprego para sustentar as suas famílias.

Entretanto o tempo foi passando e como bem se diz: "o tempo cura tudo", lá me fui habituando à ideia e resolvendo o melhor possível a minha situação. Entre visitas ao advogado, inúmeros mails e telefonemas com Espanha para acordar o melhor possível em relação à indemnização, fui-me acostumando cada vez mais à ideia de a partir do final do ano ficar pela primeira vez em 23 anos desempregada (sendo que nesta última empresa estive 19)!
Mas nunca nos habituamos completamente à ideia, principalmente quando estamos de tal forma bem acomodados à empresa, aos colegas, ao ambiente e a mesma até vai muito bem "de saúde". Não entendia porque me teria que acontecer tal coisa!! Fui sempre cumpridora, profissional, dedicada, boa colega ... - então porquê eu? Porquê agora? - Agora que faço já 45 anos e que se vive a maior crise económica dos últimos tempos em todo o mundo !!

Mas não valia a pena chorar sobre o leite derramado. A decisão está tomada e não há volta a dar.
Felizmente tenho muitos, bons e queridos amigos que me deram muita força e conselhos. Conselhos que estou a tentar seguir o melhor possível! "Há males que vêm por bem!" , "Está na hora de agarrares uma nova oportunidade!", "Nunca é tarde para recomeçar!"

Pois e realmente eu até me posso ter ido abaixo, mas não consigo ficar deprimida por muito tempo (mesmo que haja dias e dias - uns melhores que outros) - já meti mãos à obra e comecei a construir uma base de dados de todas as empresas daqui do concelho para as quais irei depois fazer uma mailing, apresentando a minha nova prestação de serviços! Além disso já respondi a vários anúncios e enviei várias cartas de candidaturas espontâneas.
Pouco a pouco vou tentando refazer o meu destino.

Gostaria de conseguir criar a minha própria empresa aqui em Mafra. A ideia é a prestação de serviços na área de serviços de estafeta - ir aos correios, bancos, etc. pelas empresas da zona (não nada a ver com o que fiz até agora e com o meu curriculum, mas quero tentar outras coisas), mas há outra ideia na manga que ainda estou a tentar desenvolver. Além disso também faço traduções (alemão-português e vice-versa, inglês-português e espanhol-português). Ainda consegui negociar com a empresa um curso (de 1 ano) que espero poder iniciar ainda este mês de "Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios".
O próprio negócio seria realmente o ideal, porque com a minha idade e com a crise actual, será muito difícil conseguir outro emprego estável tão bem pago como o que tinha até agora.
Terei 3 anos (de subsídio de desemprego) para tentar a minha sorte noutras "andanças" que espero, muito sinceramente, poder alcançar!

Em relação aos meus trabalhos manuais - pois para já, estão em stand-by, porque perdi um pouco a vontade - não que já não goste, mas com todas estas mudanças na minha vida, há que tentar primeiro orientar as ideias e prioridades e depois logo se vê.
De qualquer forma, com toda esta crise, também não há ninguém interessado em malas de trapilho - pão e leite na mesa são agora prioritários para muitas pessoas!!

Com tudo isto só tenho a dizer: "ESPERO QUE A CRISE PASSE DEPRESSA!" - porque já não há pachorra para ouvir falar mais nela e principalmente vivê-la!!

Haja saúde, paz, amor e ... dinheiro!

São


PS: ah ... e já me esquecia - Ainda vendo produtos da Yves Rocher!! E o catálogo do Natal já saiu - por isso, meninas (e meninos!) - vão já ao site: www.yvesrocher.pt e em "Nossas Promoções" vejam as novidades - especialmente no catálogo de Natal que tem coisas lindas, úteis, boas (produtos naturais) e muito baratinhas para prendinhas de Natal!!
Podem fazer-me a encomenda que eu faço-vos chegar as coisas gratuitamente! (pelo menos até Dezembro...)

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Não costumo comentar mas este tema mexe comigo.É muita pena empresas que estão a ir de vento em popa aproveitarem-se da crise para mandar pessoas para o desemprego!! É verdade que a crise está aí mas tb hã quem apanhe a boleia! Espero que dês a volta por cima e consigas vencer naquilo que fôr! Bjs e muita saúde o resto vem por acrescimo! Elsa

Conceicao disse...

Muito obrigado pela força, Elsa!
Realmente há muitas empresas que se estão a aproveitar desta crise para fazer "limpezas", mas costuma-se dizer que "Deus escreve direito por linhas tortas" - pode ser que os feitiços se virem contra os feiticeiros (mais cedo ou mais tarde) e muitas das pessoas que saíram grandemente lesadas dessas situações venham a ter muito mais sucesso que tinham antes!

Bem haja!
São

Paula Chorão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Chorão disse...

Amiga,

Infelizmente encontro-me na mesma situação há já algum tempo e como sabes, já não é a primeira vez, por isso, sei bem o que sentes perante esta situação, pois eu tenho tido uma pontaria dos diabos para me meter em empresas que, ou vão à falência ou então decidem encerrar a sua actividade por cá e tentar a obtenção de maiores lucros através de baixos salários noutras paragens menos inflaccionadas e mais rentáveis a vários níveis.
Só te tenho a desejar as maiores felicidades e sorte para o teu futuro profissional, que com toda a certeza vai ser risonho, pois, só tens de acreditar no teu potencial e em todos esses conselhos que os amigos te deram e te dão, e um deles é sem dúvida: "há males que vêm por bem", por vezes, alguns ditados tornam-se uma realidade, é só preciso seguir os sonhos e nunca desistir.

Beijos grandes,

Paula