quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Correndo e gritando de alegria Avenida abaixo!

Há cerca de 27 anos atrás quando vi um filme com a Paulinha saímos do cinema e desatámos a correr, a saltar e a gritar Avenida abaixo (em plena Lisboa), tal era a sensação depois do filme que adorámos e esta segunda-feira senti exactamente a mesma vontade depois de uma reunião importante, mas sózinha e com as ruas cheias de gente a meio da tarde e com mais 27 anos em cima ... não achei apropriado. No entanto aqui vai uma foto com a sensação que senti !

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tarte Streusel!



Já que nas últimas semanas estou particularmente em mode "alemão" (até tento pensar e sonhar em alemão, para exercitar o idioma ... o problema é que me falta treino ...), este fim de semana resolvi fazer uma receita alemã de tarte que adorava quando lá vivia e que cá não se encontra: Tarde Streusel com cerejas em calda (azedas) e pudim.
Ficou divinal !!! Modéstia à parte, mas foram os comentários que os meus "mais que tudo" cá de casa proferiram.
Então para abrir um pouco o apetite, aqui vai uma foto e a respectiva receita, que por sinal é bem fácil e rápida!
Para a massa:
160 g farinha
1 ovo
65 g açúcar
65 g manteiga/margarina
1 colher de café de fermento
Para o recheio:
1 pacote de pudim instantâneo de baunilha (eu utilizei Boca-Doce)
1 ou 1,5 chávena de cerejas em calda (azedas) escorridas (compram-se aos frascos de vidro no Lidl)
Para o Streusel: (a massa esfarelada que se espalha por cima)
100 g farinha
60 g manteiga
50 g açúcar

Bater/amassar a massa e forrar com a mesma uma forma de tarde (de retirar o fundo). Forrar até ao rebordo. (Eu forrei a forma primeiro com papel vegetal e deu bom resultado.)
Fazer o pudim de baulinha (conforme indicado na embalagem, que normalmente é feito com 500 ml de leite) e deixá-lo arrefecer um pouco. Depois deitar o mesmo na forma e espalhar as cerejas (deixando-as mergulhar no pudim).
Por fim misturar os ingredientes todos para o Streusel e amassar bem. Esfarelar essa mesma massa (com as mãos) por cima do preparado da tarte e levá-la ao forno pré-aquecido a 180 ºC. Deixar cozer por 45 a 50 min. aprox. O Streusel fica douradinho e estaladiço. Deixar arrefecer bem e BOM APETITE!
PS: Não vinha na receita, mas depois de fria ainda borrifei a tarte com açúcar em pó, o que a tornou ainda mais apetitosa para a vista e não só !
Para a próxima vou experimentar esta mesma receita, mas com a variante de frutos silvestres (que se encontram normalmente já em misturas nos congelados).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Só se pode sussurrar ...


Agora além de demonstrar as competências, é preciso um pouquinho de sorte e depois ... esperar um pouco ...

Por isso - desejem-me SORTE !!!